Programa de Educação Tutorial de Computação
UECE

InterPET

O InterPET – Ceará é um movimento organizado pelos Grupos PET do Ceará, que surgiu como estratégia facilitadora para organização das atividades realizadas em conjunto por estes Grupos, bem como para favorecer as discussões sobre os objetivos do Programa de Educação Tutorial dentro da comunidade acadêmica e da sociedade como um todo. Este consiste em um espaço de debates democráticos, com o objetivo de refletir e deliberar, de forma organizada, encaminhamentos e decisões sobres as ações coletivas dos Grupos PETs do Ceará.

O InterPET é um movimento importante para as decisões comuns aos PETs e para socialização das experiências vivenciadas pelos bolsistas, proporcionando, desta forma, uma maior interação entre bolsistas e tutores, bem como um maior amadurecimento quanto ao trabalho em grupo numeroso e heterogêneo. Portanto, sendo esta mais uma importante experiência proporcionada ao bolsista do Programa de Educação Tutorial.

Além da representação de cada grupo PET, o InterPET é composto por:

  • dois Secretários;

  • dois Representantes Estudantis;

  • dois Tesoureiros;

  • uma comissão da Feira das Profissões;

  • uma comissão Constitucional e Avaliação.

O Secretário é responsável pelas atividades burocráticas do InterPET, tais como elaboração e divulgação do calendário das reuniões InterPET com data, horário e PET que irá sediar cada reunião. O Tesoureiro controla o Caixa InterPET, que consiste de uma reserva financeira feita através de contribuições mensais realizadas por cada Grupo PET. O destino desse dinheiro é decidido pelo InterPET, em suas reuniões, sendo geralmente utilizado para financiar a Feira das Profissões, os encontros dos PETs ou a viagem para estes.

Reuniões

As Reuniões do InterPET são realizadas quinzenalmente, e há um rodízio entre os grupos para sediá-las. Faz-se obrigatória a presença de pelo menos um representante de cada PET, mesclando-se entre bolsistas e tutores. Para que as reuniões aconteçam é necessário que estejam presentes 50% dos Grupos mais 01 para que haja quórum de votação. As decisões votadas nas reuniões são encaminhadas para a realização e só poderão ser vetadas, ou modificadas, pelo InterPET em uma nova reunião à partir de outra votação. A condução e a ata de cada reunião são de responsabilidade do grupo que sedia a reunião. As reuniões podem ser administrativas ou temáticas.

fonte: http://www.interpetce.ufc.br/?page_id=228