Programa de Educação Tutorial de Computação
UECE

Pesquisa

O PET Computação UECE desenvolve a atividade de pesquisa em dois seguimentos. O primeiro é a pesquisa coletiva, que é um estudo feito por todos os membros do PET Computação UECE objetivando um resultado único. O segundo é a pesquisa individual, que consiste em cada membro do PET Computação UECE se engajar em uma pesquisa ou em um laboratório sob a supervisão de um professor que o orientará no desenvolvimento do seu trabalho.


Pesquisa Coletiva

Público Alvo:

Alunos ingressos e egressos do Curso de Graduação em Ciência da Computação da UECE.

A pesquisa coletiva irá desenvolver um aplicativo mobile para beneficiar os estudantes e o público em geral que visita a UECE. O aplicativo conterá funcionalidades que beneficiarão o público alvo no que se refere a: biblioteca, restaurante universitário, mapa da UECE e guia de fontes da UECE.



Pesquisa Individual

No decorrer do ano de 2016, os Petianos deram continuidade ou iniciaram as suas pesquisas individuais, atividade fundamental para o aperfeiçoamento dos bolsistas em relação à produção de trabalhos científicos, principalmente por promover uma articulação dos saberes, como também, por aperfeiçoar a elaboração de trabalhos com rigor teórico-metodológico e reflexões críticas, mostrando o comprometimento social e científico do programa. O tema, em geral, foi escolhido pelo próprio Petiano ou pelo tutor, cabendo ao tutor orientá-lo ou promover a interlocução entre o bolsista e um professor-orientador.


Nome: Aurélio Araripe e Pamella Soares

Tema: Análise Comparativa de Métodos de Tratamento de Colisões em Tabelas de Dispersão

Questão da pesquisa: Qual método de tratamento de colisões (posição consecutiva livre, segunda função de dispersão ou listas encadeadas) em tabelas de dispersão é mais eficiente (número esperado de comparações em uma operação de busca)?


Nome: Iury Medeiros e Victor Alves

Tema: Comparação do Desempenho do QuickSort em em C e Java

Questão da pesquisa: Como de compara, em termos de tempo de execução, o algoritmo de ordenação QuickSort implementado em C e Java?


Nome: Pedro Jorge e Jefferson Soares

Tema: Comparação Experimental do Tempo Médio de Algoritmos de Ordenação

Questão da pesquisa: Como de compara, em termos de tempo de execução no caso médio, os algoritmos de ordenação Bolha, Inserção, Seleção e QuickSort?


Nome: José Maria e Francisco Leonardo

Tema: Algoritmos Genéticos e Têmpera Simuladas para a Resolução do Problema da Mochila 0/1

Questão da pesquisa: Qual meta-heurística (algoritmos genéticos ou têmpera simuladas) é mais eficiente, em termos de tempo de execução ou número de comparações, na resolução do Problema da Mochila 0/1?


Nome: Thayanne França e Thiago Lima

Tema: Avaliação de Desempenho das Universidades Públicas Cearenses com Análise Envoltória da Dados

Questão da pesquisa: Como se compara o desempenho das Universidades Públicas Cearenses a partir da aplicação da técnica Análise Envoltória da Dados?